Aldair Rodrigues

é mestre e doutor em história pela Universidade de São Paulo e professor do Departamento de História da Unicamp desde 2016.

Leia o perfil completo

Aline dell’Orto

é doutora em história pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2020), tendo como especialidade imprensa, caricaturas, arte e circulação de impressos no Brasil.

Leia o perfil completo

Álvaro de Araujo Antunes

é professor associado de história na Universidade Federal de Ouro Preto, onde leciona e pesquisa a história do Brasil Colônia. Entre 2016 e 2018, coordenou o Laboratório de Pesquisa Histórica e o Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana (mg).

Leia o perfil completo

André Rebouças

nasceu em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, em 13 de janeiro de 1838. Foi um dos mais destacados intelectuais negros de sua época e grande articulador do movimento abolicionista brasileiro. Exilou-se na Europa junto com a família imperial depois do golpe militar que instituiu a República no Brasil. Morreu em Funchal, na ilha da Madeira, em 1898.

Leia o perfil completo

Angelo Agostini

(1843-1910) chegou ao Brasil em 1859 e colaborou como ilustrador em diversas publicações. É considerado um precursor dos quadrinhos.

Leia o perfil completo

Astolfo Marques

nasceu em 1876 em uma família negra livre e predominantemente feminina. Sua consagração definitiva como escritor importante veio com a criação, em 1908, da Academia de Letras, onde figura como fundador da cadeira n.o 10. Morreu prematuramente em 1918, com pouco mais de quarenta anos.

Leia o perfil completo

Boris Fausto

nasceu em São Paulo em 1930. Historiador e escritor, publicou, entre outros livros, História do Brasil e Negócios e ócios, que ganharam o prêmio Jabuti, respectivamente, em 1995 e 1998.

Leia o perfil completo

Brazilia Oliveira de Lacerda

nasceu em 1887 (provavelmente em São Paulo). Logo após seu casamento, em 1906, saiu da Fazenda Paraizo para iniciar a vida conjugal na Fazenda São Carlos, em Jaú. Partiu acompanhando o marido, e foi proprietária rural e cafeicultora. Teve nove filhos e faleceu em 19 de julho de 1966, em São Paulo. 

Leia o perfil completo

Cândido Aragonez de Faria

(1849-1911) foi jornalista, caricaturista, ilustrador e professor. Tornou-se um dos caricaturistas mais solicitados do Império.

Leia o perfil completo

Dorothée Duprat de Lasserre

Nascida na França, Dorothée Duprat (1845-1932) imigrou com os pais em 1856 para a colônia agrícola de Nueva Burdeos, no Paraguai.

Leia o perfil completo