Aldair Rodrigues

é mestre e doutor em história pela Universidade de São Paulo e professor do Departamento de História da Unicamp desde 2016.

Leia o perfil completo

Álvaro de Araujo Antunes

é professor associado de história na Universidade Federal de Ouro Preto, onde leciona e pesquisa a história do Brasil Colônia. Entre 2016 e 2018, coordenou o Laboratório de Pesquisa Histórica e o Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana (mg).

Leia o perfil completo

André Rebouças

nasceu em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, em 13 de janeiro de 1838. Foi um dos mais destacados intelectuais negros de sua época e grande articulador do movimento abolicionista brasileiro. Exilou-se na Europa junto com a família imperial depois do golpe militar que instituiu a República no Brasil. Morreu em Funchal, na ilha da Madeira, em 1898.

Leia o perfil completo

Astolfo Marques

nasceu em 1876 em uma família negra livre e predominantemente feminina. Sua consagração definitiva como escritor importante veio com a criação, em 1908, da Academia de Letras, onde figura como fundador da cadeira n.o 10. Morreu prematuramente em 1918, com pouco mais de quarenta anos.

Leia o perfil completo

Boris Fausto

nasceu em São Paulo em 1930. Historiador e escritor, publicou, entre outros livros, História do Brasil e Negócios e ócios, que ganharam o prêmio Jabuti, respectivamente, em 1995 e 1998.

Leia o perfil completo

Brazilia Oliveira de Lacerda

nasceu em 1887 (provavelmente em São Paulo). Logo após seu casamento, em 1906, saiu da Fazenda Paraizo para iniciar a vida conjugal na Fazenda São Carlos, em Jaú. Partiu acompanhando o marido, e foi proprietária rural e cafeicultora. Teve nove filhos e faleceu em 19 de julho de 1966, em São Paulo. 

Leia o perfil completo

Dorothée Duprat de Lasserre

Nascida na França, Dorothée Duprat (1845-1932) imigrou com os pais em 1856 para a colônia agrícola de Nueva Burdeos, no Paraguai.

Leia o perfil completo

Eunice Penna Kehl

nasceu em Juiz de Fora em 1901. Em 1920 casou-se com Renato Kehl (1889-1974), com quem teve dois filhos, Sergio Augusto e Victor Luis, que morreu em 1935, de septicemia. Eunice morreu em 1980, em São Paulo.

Leia o perfil completo

Floriza Barboza Ferraz

nasceu em Rio Claro (sp) em 1874. Fazia parte de uma tradicional família da elite rural paulista. Em Páginas de recordações, descreve o lento e árduo trabalho de constituição de sua fazenda do Engenho, no município de Lençóis Paulista, e relata as dificuldades do desbravamento daquela região na virada do século xix para o xx.

Leia o perfil completo

Francisco Alves de Souza

nasceu no reino de Makii, na Costa da Mina. Foi embarcado como escravizado aos dez anos para São Tomé, onde recebeu seu prenome português. Chegou ao Rio de Janeiro com doze anos. Ainda escravo, aprendeu a ler, escrever e fazer contas. Conheceu seus conterrâneos da Mina durante a construção da igreja de Santa Ifigênia, executada por negros de Moçambique, Cabo Verde e São Tomé.

Leia o perfil completo