O “bom lazer”
Juliana Bulgarelli* Com a normatização das horas de trabalho no início do século xx, criou-se, também, a noção de “tempo livre”, momento de descanso e …
Leia o post completoA Chão por seus leitores, colaboradores, imprensa e mais
Juliana Bulgarelli* Com a normatização das horas de trabalho no início do século xx, criou-se, também, a noção de “tempo livre”, momento de descanso e …
Leia o post completoBeatriz Bracher Agora que o primeiro romance da trilogia Guerra está saindo, penso na relação deste livro com a criação da Chão Editora. E a …
Leia o post completoAline dell’Orto e Marcelo Balaban Os dois autores de As aventuras de Nhô Quim, Angelo Agostini e Cândido Aragonez de Faria, integraram um amplo movimento …
Leia o post completoHebe Mattos Em 9 de fevereiro de 1877, Rebouças registrou em seu diário: “Dia dúbio: chuva à tarde: 24 a 26° centígrados”. Deixou a página …
Leia o post completoMarta Garcia | Editorial Depois do lançamento de Jovita Alves Feitosa: voluntária da pátria, voluntária da morte, em maio de 2019, o diálogo com o …
Leia o post completoArthur Nestrovski Filipson — originalmente Philippson — foi a primeira colônia oficial judaica no Brasil. Vindas da Bessarábia (hoje uma região da Moldávia, entre a …
Leia o post completoTaina Silva Santos Sacerdotisas voduns e rainhas do rosário: mulheres africanas e inquisição em Minas Gerais (século xviii) é uma coletânea de fontes importantes para …
Leia o post completoKeila Grinberg “Necessito de floresta virgem e de sol africano.” É assim que André Rebouças se despede de Antônio Júlio Machado, responsável pelo projeto de …
Leia o post completoJosé Renato Kehl A família Kehl e a família Penna se uniram quando meu avô Renato se casou com minha avó Eunice. Vovô era médico …
Leia o post completoBia Abramo Roupa suja é um daqueles livros que podem ser lidos de diversas maneiras. A quase cem anos de sua primeira edição, de 1923, …
Leia o post completo